O Camping Rock confirmou a presença de Renato Caetano na edição 2018, de 28 de abril a 01 de maio, na Estância Veredas, em Araçaí/MG.

Clique aqui para ver todas as atrações confirmadas no Camping Rock 2018.

 

Renato Caetano

Renato Caetano é violeiro, compositor, professor, mestre em música pela UFMG vem, desde 2007, trabalhando sua carreira pautada na mistura entre a tradição com influências do mundo contemporâneo, no qual as fronteiras e as separações estão, cada vez, mais tênues.

Essa mistura cultural é realizada através da viola de dez cordas, conhecida, também, como viola caipira.

 

Carreira

Em 2016 lançou o CD “As Dez Cordas de Liverpool” – um tributo violeiro aos Beatles, que é fruto de um projeto iniciado em 2015.Renato Caetano

Este projeto, instrumental solo, prima pela miscigenação de estilos e sons (inclusive, com o uso de uma viola de 14 cordas) onde a universalidade dos Beatles recebe a sonoridade da viola.

Devido ao sucesso do trabalho, foi convidado para participar da BH Beatle Week 2015 – pela 1ª vez a viola de dez cordas fez parte do maior evento beatlemaníaco da América Latina, e retornou ao evento em 2016.

O show de lançamento do cd ocorreu em abril de 2016, no Teatro Bradesco, e contou com as participações especiais do flautista Renato Savassi (Cálix) e do músico e diretor musical do CD, o violonista Geraldo Vianna.

Ao final de 2016, acompanhado por sua banda, foi lançado o projeto “viol(a)ção”.

Trata-se de um trabalho que privilegia canções autorais que reforçam a principal característica do artista: unir a tradição do folk, do blues e do rock à tradição caipira num só instrumento.

O som da viola ecoa em meio a influências contemporâneas tais como Beatles, Yes, Jimi Hendrix e Mutantes, que se juntam aos ícones imortais da música caipira e instrumental brasileira.

Uma jam session de viola entre Hendrix e Tião Carreiro.

Esse projeto foi inaugurado com uma apresentação no teatro de câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec em dezembro de 2016.

Este show foi levado ao festival de gastronomia de Tiradentes no mesmo ano.

Apesar de já trabalhar com a música desde muito antes, sua carreira de violeiro se iniciou em 1999, com uma participação no show de Pena Branca e Xavantinho, com o trio verso e viola.

Foi regente e diretor musical da orquestra mineira de violas de 2002 a 2005 com várias apresentações, dentre elas, uma como convidado de Sérgio Reis quando do seu show de aniversário, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Em 2005 foi diretor musical e arranjador do CD “Concerto Caipira”, da orquestra.

Foi membro do grupo novos violeiros, apadrinhado por Chico Lobo, de 2003 até 2006 com apresentações em várias casas de shows de Belo Horizonte.

Em 2007, foi o violeiro do grupo Viola Urbana, que mescla o som da viola com as influências da MPB.

Renato Caetano

 

Fusão

No seu trabalho e na sua carreira, Renato procura trabalhar com arranjos que buscam a fusão de estilos que vão desde a tradição violeira, que se mescla com o Blues, o Rock e o Jazz, e, também, com outras influências contemporâneas que, por acaso, se fizerem presentes no caminho.

Essa miscigenação vem tendo grande aceitação e vem rendendo convites para se apresentar em vários locais pelo país – como, por exemplo, em festivais de cultura popular, como o de São Jorge/GO (2006) – e até fora dele, podendo, aqui, citar as 3 apresentações, no ano de 2009, em Lisboa, uma delas, com a presença do embaixador do Brasil em Portugal.

Essa mistura entre os vários estilos que compõem a viola de Renato Caetano se materializou na produção, em 2009, do seu primeiro CD “Que Viola É Essa?”, cujo lançamento ocorreu no referido ano no Teatro do Colégio Imaculada com lotação esgotada.

Renato Caetano levou essa nova forma de tocar viola à ExpoCachaça nos anos de 2006, 2008 e 2014. Nesse último ano fez a abertura do show do 14 Bis.

Desde 2007, Renato Caetano faz parte do projeto causos e violas das gerais (Sesc Minas) com o qual já visitou várias cidades do Estado de Minas Gerais.

Também pelo Sesc minas, participou do projeto Canto & Viola (2011), que culminou na produção do CD que leva o mesmo nome, no qual participa com duas faixas.

No ano de 2008 foi convidado a abrir os shows de Renato Teixeira e de Geraldo Azevedo, ambos no Music Hall, em Belo Horizonte.

Participou no mesmo ano, dessa vez como convidado, da gravação do DVD Viola Urbana ao Vivo, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

No ano de 2010 participou do festival de rock e blues intitulado Vitrola Festival de Música na cidade de Viçosa.

No ano seguinte foi convidado para tocar no cultura na calçada, evento em Belo Horizonte realizado em uma banca de revista com presença de grandes bandas de Rock da cidade.

Renato Caetano

Em 2011 e 2014 levou sua viola ao blues mineiro, participando do Horizonte Blues Festival, sendo a segunda apresentação realizada no Cine Theatro Brasil Vallourec.

Nesse último participou do documentário Blues Horizonte, no qual falou sobre as várias facetas da viola.

 

Prêmios

Em 2017 foi convidado a levar sua viola ao Guitar Player Festival, onde dividiu o palco com o guitarrista pernambucano Luciano Magno.

Em 2013, foi agraciado com o prêmio Revelação Solo no Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira.

 

 

Carreira Acadêmica

No mesmo ano, concluiu seu mestrado na Escola de Música da UFMG, cuja dissertação tem como tema: “A Tradição e a Contemporaneidade na Viola de Dez Cordas”.

Renato Caetano

Renato Caetano ministrou, por 18 meses, disciplina de viola de dez cordas na Escola de Música da UFMG, a primeira e única, até então, nesta instituição.

 

Vídeos

Veja vídeos do Renato Caetano no canal D’A Hora.

“Aqualung” do Jethro Tull:

 

“Norwegian Wood” e “Hey Jude” dos Beatles:

“Come Together”, dos Beatles:

Esse Camping Rock promete!